• 17 3234 6904
  • Rua Siqueira Campos, 2344 - Boa Vista - São José do Rio Preto - SP

Blog

Nutrição


O nutricionista é o profissional formado para estudar a ciência dos alimentos e a relação com a saúde humana. Os campos de atuação são diversos. Na Qualiclin a Nutricionista Fernanda Campos atende pacientes de todas as faixas de idade:

  • Gestantes;
  • Recém-nascidos;
  • Bebês;
  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Adultos; e
  • Idosos

Atua no acompanhamento de pessoas saudáveis que procuram aprimorar sua alimentação, doentes que necessitam mudar hábitos alimentares, indivíduos com necessidades específicas como vegetarianos e veganos, além de atletas.

Acredita que a boa alimentação é uma combinação de equilíbrio e prazer. Durante os atendimentos procura avaliar os objetivos e hábitos de acordo com a individualidade de cada paciente, antes de propor qualquer mudança alimentar. Deste modo, busca orientar os pacientes à aquisição de bons hábitos alimentares para toda a vida e não por pequenos períodos de dieta.

Está empenhada em identificar através das evidências científicas e formação complementar as melhores condutas para seus pacientes. Deste modo, ao longo de mais de 10 anos de carreira vem continuamente se aprimorando.

Tem experiência com Nutrição Hospitalar desenvolvida durante o Programa de Aprimoramento Profissional no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP). Nesse período trabalhou com pacientes internados por diversas condições clínicas, cirúrgicas, obstétricas, pediátricas, nas enfermarias e UTI.

É Pós-graduada em nutrição clínica pelo Ganep Nutrição Humana, e tem experiência clínica no tratamento de doenças crônicas comuns como obesidade, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, esteatose hepática (fígado gorduroso), constipação intestinal, doença do refluxo gastroesofágico. Também se dedica à compreensão de doenças menos comuns e raras, com experiência no tratamento de pacientes com doença celíaca, porfiria, doenças congênitas, doenças que impactam na fertilidade, dentre outras.

Atualmente compõe a equipe de avaliação geriátrica da Qualiclin e assim, avalia e acompanha pacientes com demências, sarcopenia, desnutrição e sequela de doenças crônicas.

Tem experiência e curso de especialização no tratamento de pacientes com doenças renais desenvolvida na Fundação Pró-renal de Curitiba, através do Instituto Cristina Martins.

Dedica-se também à compreensão da influência do comportamento humano na nutrição. Acompanhou trabalhos de pesquisa do Institute of Sport, Exercise and Active Living (ISEAL) em Melbourne, Austrália; esteve em duas conferências da Self-Determination Theory (teoria da motivação humana) realizadas em Rochester, EUA, e Victoria, Canada; e também participou de cursos de formação de nutrição comportamental e entrevista motivacional.

No momento, dedica-se ao aprendizado da Nutrição Esportiva, através do curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva da Faculdade de Medicina de Rio Preto, além de realizar o acompanhamento de atletas de nível competitivo no município de São José do Rio Preto.